Sobre quem escreve.

..

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O problema está dentro.

Domingo à noite, comecei a reclamar pro Matheus sobre o meu trabalho, coisas do tipo "é longe demais, eu fico lá sozinha, é um tédio", estava meio sentimental... Logo, fui tomar banho e fiquei pensando de como têm pessoas que simplesmente não tem a oportunidade de tomar uma banho quente no inverno, e me veio na cabeça, um senhor que dorme na parada onde eu desço para trabalhar, na Carlos Gomes. Ele dorme em um papelão, tem um cobertor e um carrinho -  desses de supermercado - no qual junta papel. Ver um homem de rua, sujo e dormindo no chão, não foi surpresa, apesar de ser uma cena muito triste. O que me chamou atenção nele e a primeira vez que o vi assim, eu chorei dentro do ônibus, foi que ele come jornal. Lembro que eu cheguei em casa e contei pra minha mãe, e ela não deu muita atenção à isso, dormi naquele dia rezando por ele. Eu, tenho saúde, uma casa, agasalho, comida e bebida, família, trabalho. Nada hoje me falta, tudo o que eu preciso para viver eu tenho. 
Neste instante, quando recordei deste homem, me senti envergonhada, pois estava reclamando como muitos dizem "de barriga cheia" e é isso que eu sempre faço e tenho certeza que você faz também.
Aquele homem, dorme no chão, numa parada, onde o vento bate forte, com frio, ele tem apenas um cobertor para se cobrir, nós reclamamos da comida repetida e sem graça muitas vezes de nossa mãe e ele, nada pode escolher: come jornal, corta tiras deste papel e as mastiga. O carrinho dele cumula papéis, enquanto o nosso, alimento comprado com o suor desse nosso trabalho que tanto reclamamos. 
Não quero de maneira alguma, dar lições de moral aqui, o blog não tem esse intuito, gostaria apenas de que ao ler isso, você não julgue esse homem como vagabundo que não trabalha, e nem culpe o governo por falta de oportunidades. Desejo nesse instante que olhe para dentro de você, e reflita: Tens plena certeza de que te falta algo? Creio que não, o que falta a nós é humildade. Humildade para abrir nossos olhos e vermos que temos tudo para sermos felizes e viver em paz. Vamos parar de criticar e arranjar desculpas para os problemas da sociedade por ai a fora. O problema maior não está fora, e sim dentro de cada um dos seres humanos, começando por mim e por você. - Natália Famil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário