Sobre quem escreve.

..

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Brasil, mostra a tua cara ♫

Dois acontecimentos:
1 - Duas mulheres lavando a calçada de um mercado com a mangueira ligada.
2 - Jogador americano faz visita à SP e diz que cocaína é servida como lanche no Brasil.


Desculpa, não sei se um extraterrestre por pensar desse jeito, mas sendo curta e grossa: "O que leva uma pessoa, melhor, duas pessoas a gastarem litros e litros de água POTÁVEL para lavar uma calçada?" e mais; "O que eu, ser humano tão pequeno, faço com essa droga que é a droga?"
Não me encontro num estado de humor muito bom (na realidade, admito, ele está péssimo) hoje, então vi esse fato e li essa notícia e fiquei mais inquieta ainda. Em dias de estresse, costumo ser mais crítica (tudo tem um lado bom, viu só?) então, passei os 40 minutos dentro do ônibus pensando nessas duas coisas.
Não compreendo MESMO, como uma pessoa com um cérebro e um coração gastem água e achem isso normal. O pior é que era água potável! Paremos um minuto: Não é só na África que seres humanos morrem de sede, aqui no Brasil isso também ocorre. Segundo uma pesquisa, dois terços da população mundial em 2025 não terão água potável, ou seja, não terão acesso à ela, caso nada se faça pra que se haja uma conscientização para acabar ou diminuir o desperdício. E ainda vem me dizer que "Puta falta de sacanagem" é não conseguir ingressos pro show do Restart.
Mas enfim, o que me revolta é que eu não tenho certeza de que meus filhos e netos terão água para beber. Isso pode parecer meio repetitivo, e realmente é. Mas temos o costume de só ouvir e não prestar atenção no que, de fato, as palavras querem dizer à nós. 
Sobre o jogador americano, penso que ele bem que podia doar um de seus milhões para uma clínica de internação para dependentes químicos que são tão precárias aqui no Brasil, ou quem sabe, usar a sua "linda imagem" e criar um projeto de conscientização.
O Brasil é um país tão bonito, com riquezas naturais que atraem turistas de todo o mundo e deixa-se passar por "país das drogas, da corrupção", sem falarmos da expressão "jeitinho brasileiro" que eu detesto, quer dizer que qualquer pessoa, sendo brasileira é rotulada com essa expressão, mesmo sendo ela a mais honesta?
E o pior, é que desde nossa infância ouvimos isso, então a gente já cresce com essa "cultura" enfiada na cabeça.
São muitos problemas, eu sei. Mas o problema maior, e eu já comentei aqui no blog, somos nós mesmos. Enquanto continuarmos a ter hábitos desonestos, mas que aparentemente não "inofensivos" à sociedade, teremos um Brasil assim. Dito como um país analfabeto, violento, sem caráter. Ou quem sabe, teremos que aturar - quietos - piadas de que a bandeira do nosso país é a única com ironia embutida. Ordem e Progresso é o lema do Brasil, e será, que nós, contribuímos para isso? Grande parte da culpa é sim, dos políticos. Mas sobra uma parte aí, e essa, é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário