Sobre quem escreve.

..

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Não abro mão!

Podem começar a fazer uma lista do que vocês não abrem mão para o futuro. Eu, não abro mão de uma "biblioteca-esconderijo". Deixo claro aqui, que falo de coisas materiais.
Sim, uma biblioteca-esconderijo, por que não?
Sabe aquelas salas que tu entra e aquele cheiro de livro antigo exala? Então, adoro! Não tenho preconceitos com livros novos, com folhas branquinhas, capaz! Sou apaixonada por todos os tipos existentes. Preconceito nenhum também com gêneros. Claro que alguns me agradam mais, mas é sempre bom ler coisas diferentes e sair da rotina.
Se Deus me permitir, no futuro serei professora de Português, necessitarei de um canto (esconderijo) para corrigir provas, organizar tarefas, planejar aulas. Direito meu né! 
Sem falar da minha máquina de escrever. Nossa, acho ela tão charmosa. Não preciso usá-la, mas ela precisa estar ali, lado a lado comigo. Juntamente com o meu telefone antigo - esse sim terá de funcionar -. Quadros pelas paredes e se possível fotos dos meus alunos. Não esquecendo do baú (sim, podem me chamar de brega!) envernizado que terei para guardar recordações das turmas.
A cada dia que passa, me pego pensando mais nessa sala, biblioteca, esconderijo, mini-mundo que eu desejo para o futuro. Acredito que isso tenha muito a ver com o final do ano chegando muito rápido, junto com o vestibular, faculdade, futuro. E não sei não planejar as coisas, não ter sonhos, projetos, sonhos. Gosto de coisas organizadas! Então, desde tempos venho pensando nessa canto que - desculpem o egoísmo - será exclusivamente meu. 
Uma máquina de escrever, um telefone antigo, livros em estantes nas duas paredes, sobrando uma pra a janela e outra para a porta, onde estarão meus quadros futuros. 
Gosto de coisas antigas, histórias, objetos. Me fazem lembrar, imaginar e trazem inspiração.
Tenho gostos antigos, assim como valores antigos também, dos quais não quero perder jamais. O mundo anda muito tecnológico, revolucionário, tudo é novo. Prefiro o antigo, o novo tem seu valor, tem suas coisas boas também, mas não escolhi: me atraio por coisas antigas. Citarei brevemente, a moda (cultura), que moda linda aquela que as mulheres andavam de meia-calça, saias longas rodadas, luvas, nada era banalizado. O corpo era escondido, o respeito existia. Tudo era tão mais belo.
Concluindo, mas não finalizando, explico que talvez isso se dê por motivos meus (óbvio), mas porque esse mundo de hoje, onde tudo é muito passageiro e banal, coisas do passado e a culturas antigas me chamam atenção, pelo cuidado e respeito que uns tinham pelos outros. Ou quem sabe, porque até mesmo os cantores de antes nos tocavam com palavras inteligentes, bem ao contrário do que vemos hoje. 


Acima, duas fotos que achei interessante, antigas claro!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário